NORDBETTAS



Tudo começou com a realização de uma exposição de Bettas de Linhagem no ano de 2013, ainda com o nome de Expobettas. Visando sempre o crescimento do hobby e o incentivo aos novos e antigos criadores para mostrarem seus trabalhos, que fazem com tanta dedicação e responsabilidade em cada linha trabalhada.

      Em janeiro de 2013 tivemos várias reuniões com criadores de Betttas de Linhagem do estado da Paraíba  e decidimos realizar a primeira Exposição de Bettas de Linhagem, a I Paraíba Betta Show realizada em maio de 2013. No ano seguinte, com o mesmo grupo de criadores fizemos a segunda Exposição em João Pessoa, a II Paraíba Betta Show, meses depois da segunda exposição o grupo se desfez e em outubro de 2014 surgiu a Expobettas  Bittencourt  encabeçada  por  Márcio Bittencourt,  dando continuidade ao Paraíba Betta Show fazendo sua terceira edição no ano de 2015.

Em 2015 a Expobettas Bittencourt realizou a primeira exposição fora do estado da Paraíba, o I Pernambuco Betta Show na cidade do Recife – PE, com essa exposição em Recife, foi abrindo as portas para varias outras exposições pelo Nordeste e com isso a possibilidade de se tornar realidade por Márcio Bittencourt o sonho de realizar um Circuito de Exposições.

       No inicio de 2016 foi colocado em prática o projeto de Márcio Bittencourt, o Circuito Nordestino de Bettas de Linhagem, dentro do Circuito realizamos, o I Sergipe Betta Show em Aracaju - SE,  o II Pernambuco Betta Show em Caruaru - PE, a IV Paraíba Betta Show em João Pessoa - PB, a I Expobettas Recife em Recife - PE, a IV Natal Expobettas em Natal - RN e a II Expobettas Recife em Recife - PE.

Com a criação do Circuito Nordestino essas exposições tomaram uma dimensão nunca esperada por Márcio Bittencourt e nem pelos criadores de Bettas de Linhagem do Nordeste, conseguindo reunir participantes de quase todo os estados do Nordeste em nossas exposições, em 2017 nosso Circuito Nordestino tornou-se o NORDBETTAS Circuito Norte - Nordeste de Bettas de Linhagem, tivemos etapas nos seguintes estados: Pará, Piauí, Ceará, Rio G. do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

   Previamente definidas e organizadas com Edital próprio e um Manual de Julgamento elaborado por integrantes do ENABETTAS – Encontro Nacional de Criadores de Bettas. O ENABETTAS é um evento que reuni criadores de Bettas de Linhagem de todo o Brasil realizada sempre no mês de novembro no Rio de Janeiro - RJ, o ENABETTAS tem a organização do prof. Wilson Vianna.
A criação de Bettas de Linhagem não só no Norte - Nordeste mas também em todo o Brasil vem crescendo muito e por reconhecimento do trabalho que cada criador tem demonstrado a cada ano, dentro dos planteis de Bettas de Linhagem em nosso país com sua dedicação nos estudos, na parte de genética, alimentação e manejo, Márcio Bittencourt investiu no NORDBETTAS - Circuito Norte - Nordeste de Bettas de Linhagem.

       Tendo grande parceria com Associações e Clubes de Criadores de Bettas de Linhagem, parcerias essas que ajudaram e ajudam o crescimento do hobby em nosso país.

Apresentamos ao público em geral o outro lado do peixe Betta e desmistificamos a lenda de que ele é um peixe de briga. É uma oportunidade única de ver lindos e espetaculares exemplares de Bettas e conhecer mais sobre a genética, a alimentação, a reprodução e outras características deste peixe tão magnífico.

Proporcionamos também a interação física entre os criadores, o conhecimento do plantel Nacional e a troca  de  experiências  entre  eles no  âmbito  da  genética, alimentação, reprodução e manuseio das espécies.

   O Nordbettas é o maior, a mais esperada e o mais importante evento itinerante de Bettas de Linhagem do Brasil que é realizado por Márcio Bittencourt. Devemos todo esse sucesso aos criadores de Bettas de Linhagem do Brasil, as Associações, aos Clubes, aos hobistas, aos lojistas de Aquarismo e as empresas de rações que nos apoiam.  Começamos em 2013 com uma Exposição/Campeonato em João Pessoa-PB, 2014 também em João Pessoa-PB e em 2015 com dois eventos João Pessoa-PB e Recife-PE. Em 2016 decidimos não fazer mais Exposições/Campeonatos isoladas, então iniciamos com o Circuito Nordestino de Bettas de Linhagem, realizamos Exposições/Campeonatos nos seguintes estados: RN, PB, PE e SE. Em 2017 passamos de Circuito Nordestino para Circuito Norte - Nordeste de Bettas de Linhagem, chegando a realizar etapas nos estados do PA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA. 
Com o sucesso que tivemos com o Circuito entre 2016 e 2019 decidimos dá um passo a mais com o trabalho em relação aos Bettas de Linhagem, e tomamos a decisão de não ser mais um Circuito Norte - Nordeste, passamos a ser desde janeiro de 2020 o Circuito Nacional Nordbettas - IBCBrasilBetta em parceria com a EAJ/UFRN - RN, ACQUABRAS - SP, UNAQUA - MG, UBIDAS FISH - GO e ABAQUA - BA.
Temos 10 etapas em estados diferentes do Brasil. A realização do Circuito Nacional Nordbettas é de responsabilidade do Nordbettas em parceria com o IBCBrasilBetta (capítulo do IBC - Área 4 no Brasil).  
Desde 2013 já realizamos 56 Exposições/Campeonatos presenciais e 6 Campeonatos Virtuais, (a 56ª Exposição/Campeonato foi a 10ª Nordbettas Betta Show Pernambuco realizada recentimente em dezembro de 2023, na cidade do Recife - PE).
 

2 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores, muito gratificante em participar dessa exposição e poder conhecer um pouco da história do NORDBETTAS.

    ResponderExcluir